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As melhores estratégias de divulgação


Para o seu empreendimento crescer e se manter sustentável, é fundamental atrair novos clientes de maneira contínua. Para isso, você precisa desenvolver estratégias de divulgação para a empresa, que tragam bons resultados pelo menor custo. Mas aí você se pergunta: é possível ter boas formas de publicidade sem ter que investir muito dinheiro? Descubra a seguir!

Conheça o seu consumidor
Antes de pensar em divulgar o seu negócio, você precisa saber para quem divulgá-lo. Você pode gastar grande parte do seu orçamento em marketing mas, se não direcionar para o público que vai comprar os seus produtos, o esforço será infrutífero. Por isso, descubra quem é o cliente que compra com você.

Para tanto, o ideal é realizar uma pesquisa para compreender quais são os gostos do seu consumidor, que tipo de publicação ele lê, quais sites ele entra, quando ele mais compra etc. A partir daí, você conseguirá descobrir o perfil do seu cliente e direcionar os seus esforços de marketing para pessoas com essas mesmas características.

Se, por questões de orçamento, não for possível realizar uma pesquisa paga, converse com os seus clientes ou crie uma enquete no site da empresa. O importante é jamais subestimar essa etapa. Você só terá sucesso na divulgação se conhecer o seu cliente.

 

Panfletagem
A panfletagem tem duas grandes vantagens: ela é mais barata, e de rápido retorno. Pense assim: Uma mulher grávida está andando no centro da cidade à procura de uma loja que vende roupas infantis para recém-nascidos, mas não está encontrando. Ela retira o celular da bolsa para pesquisar no google, mas ele está sem bateria. Se alguém a entregar um panfleto sobre uma loja de roupas para bebês, ela com certeza não irá jogar fora. O panfleto além de divulgar sua marca, torna pessoas comuns em clientes potenciais 

 

Pense na sua marca
Seja qual for o tipo de divulgação que escolha fazer (anúncios em rádio, redes sociais, jornais, etc), você deve passar uma mensagem sobre a sua marca. Não basta anunciar os seus produtos ou serviços. A partir da definição de quem é o seu público, desenvolva qual o tipo de imagem que você quer que a sua marca passe e sempre invista em reforçá-la em todos os veículos que utilizar.

 

Crie um programa de fidelidade
O maior aliado na sua divulgação é o seu consumidor satisfeito. Para isso, nem é preciso reforçar o quão importante é o bom atendimento e a qualidade de seus produtos e serviços. Porém, você pode ir além da satisfação pontual do cliente e buscar a criação de um cliente fiel.

Um programa de fidelidade pode ter diversos formatos. Você pode oferecer descontos progressivos para os clientes que compram várias vezes ou estipular um programa de pontos que podem ser trocados por produtos, por exemplo. O importante é encorajar o consumidor a comprar mais de uma vez com você e premiar aqueles que o fazem.

Muitas vezes, o próprio programa de fidelidade, quando já estabelecido e desenvolvido de uma forma a dar benefícios reais para os clientes, já é um excelente veículo de divulgação e atração de novos clientes para a sua empresa.

 

Publicidade na internet
A publicidade na internet tem duas grandes vantagens: ela é mais barata e pode ser mais direcionada. Programas como o Google AdWords cobram por clique do usuário, portanto você pode investir uma quantia adequada ao seu orçamento. Da mesma maneira, é possível direcionar a publicidade para sites ou buscas no Google que possuam o mesmo perfil do seu público.

Não deixe também de criar um site com um layout que passe a mensagem da sua marca. Não economize muito nessa etapa, pois o visual e a funcionalidade do site da empresa pode ser decisivo para um potencial consumidor se tornar cliente.

 

Use as redes sociais
As redes sociais ganham cada vez mais força como veículo de divulgação para empresas de todos os portes, mas alguns cuidados são essenciais. Não basta criar um perfil no Facebook ou Twitter, postar um ou dois anúncios por semana e esperar obter resultados. A chave para ter sucesso nas redes sociais é a interação.

Você vai precisar conversar com o seu público, entender quais são as suas demandas, responder as suas dúvidas e dar informações sobre a sua marca. Mais do que buscar um grande número de seguidores, é importante investir em cada um individualmente.


É comum para as empresas de menor porte negligenciar a questão da divulgação, mas você não pode cometer esse erro. Mostramos aqui estratégias eficientes para fazer a sua marca chegar ao público e atrair mais clientes. Lembre-se que os esforços de marketing não devem ser pontuais: para um negócio de sucesso é preciso uma estratégia contínua de divulgação.