Anunciar com flyers é uma boa estratégia?


Anunciar com flyers é uma boa estratégia?
Anunciar com flyers é uma boa estratégia dependendo do que você vai anunciar e para quem. De maneira geral: flyers e panfletos são mais comumente utilizados em ações promocionais, folders para apresentações empresariais e catálogos para apresentações de linhas de produtos.

 

Quem deve utilizar flyers?

Flyer é um material frente e verso, compacto e de baixo custo unitário quando produzido em quantidade. Mais do que uma boa criação, o necessário é uma boa estratégia de distribuição, pois aí é que se concentra o maior problema.
 

Onde está o seu público?
Quais são os seus hábitos no dia-a-dia? O que é interessante para eles? Sua marca deve estar onde o seu público também estiver.

Dentre os segmentos que mais utilizam flyers podemos destacar: salões de beleza, clínicas de estética, restaurantes, pizzarias, organizadoras de shows e eventos, empresas de impressos, concessionárias (materiais de feirões), mercados, borracharias, etc...


Onde pode distribuir flyer?

Atualmente, em algumas cidades a panfletagem em ruas e esquinas é proibida, ainda que muitas empresas simplesmente ignorem este fato e prossigam fazendo a distribuição. Por isso, ao invés de acertar diretamente com qualquer pessoa para fazer esta distribuição, considere a contratação de uma empresa especializada pois o retorno costuma ser maior. Além disso, empresas especializadas conhecem a legislação e vão orientá-lo a cumprí-la corretamente.

O ideal na distribuição de flyers é procurar concentrações de pessoas. Confira algumas ideias:

- Crie parcerias com estabelecimentos e configure algum tipo de convênio para poder deixar materiais em restaurantes, sorveterias, salões e afins;

- Faça amizade com porteiros e zeladores para tentar fazer com que seu material chegue nas caixas de correio. Faça mini campanhas de incentivo para este público intermediário.

- Desenvolva ações promocionais de impacto. Chame a atenção do público com ideias diferentes e inusitadas.

- Contrate pessoas experientes, confiáveis e invista na apresentação delas. A imagem destas pessoas está diretamente associada a sua empresa. Por isso tenha camisetas personalizadas e uniformes.

- Escolha o seu público-alvo. Mesmo em distribuições em ruas movimentadas, calçadões, semáforos ou terminais procure se relacionar com pessoas que tenham o perfil de público do seu estabelecimento, independente de qual ele seja. Concentre seu esforço onde há o maior potencial de conversão.


Qual a estimativa de retorno com flyers?

Se a criação gráfica estiver linda, o produto e a promoção forem bons e a distribuição correta o retorno será de 0 (isso mesmo, zero) a 4% para marcas desconhecidas. Marcas que já tem históricos de mídia podem apresentar melhores retorno.