Como medir as ações de marketing da sua empresa?


As empresas que não medem os resultados de suas ações de marketing não têm controle sobre o que administrar e, portanto, não evoluem. A métrica de marketing é necessariamente um número, cuja função é avaliar e acompanhar resultados e níveis de serviço, relatar variâncias entre o planejado e o resultado e demonstrar o desempenho de processos.
 
O ideal é escolher um conjunto de métricas que sejam capazes de medir a efetividade das estratégias adotadas pela empresa para cumprir seus objetivos. Elas podem ser influenciadas pelos seguintes fatores: mercado, clientes, equipe de vendas e de marketing, call center, promoção, mídia, e-commerce e resultados financeiros.
 
Algumas dicas importantes para implantar um processo de avaliação de métricas é definir objetivos de marketing quantificáveis e começar com poucas métricas.
 
Selecione as mais importantes para medir a eficiência dos processos e o nível de serviços. Nomeie responsáveis para coletar, reportar e analisar as informações. Além disso, defina como quer ver a informação, pois a padronização é muito importante.
 
Como dono da empresa, esteja na liderança desse processo e alinhe as métricas de marketing com o processo de plano de negócios. Reuniões para analisar e discutir os resultados e, se preciso, rever periodicamente as métricas são importantes.
 
As empresas de ponta contam com informação integrada em uma única plataforma e têm capacidade de fazer rápidas análises em diversos níveis de produto, território e equipe de vendas, com respostas em tempo real.
 
Ainda que sua empresa esteja distante disso, é urgente estabelecer métricas que avaliem periódica e constantemente suas ações de marketing e tomar ações corretivas. Assim, sua empresa não ficará às cegas e terá mais chances de tomar decisões acertadas.

Para isso, nós da Padilha Panfletagem oferecemos o trabalho de Auditoria. Clique aqui e descubra como maximizar seus esforços!
 
Fonte: http://exame.abril.com.br/