Conheça o significado das cores e sua utilização na publicidade
As cores são fundamentais na vida, elas podem passar despercebidas no dia a dia, porém elas atuam constantemente no nosso físico, mental e emocional.
Sabe-se que cores frias, como azul, verde, violeta, tem o efeito calmante, enquanto as cores quentes, vermelho, amarelo, laranja, tem efeito estimulante. Algumas cores são deprimentes, outras alegres. Todas as tonalidades despertam nos seres humanos alguma reação, física, emocional ou psicológica.
A cor vermelha simboliza paixão, determinação, perigo, agressividade. É uma cor estimulante e energizante.
Na publicidade, quando usada, aumenta a atenção. A cor vermelha acentua a forma, e é de grande impacto visual, por isso as marcas que a usam, tem grandes chances de serem lembradas, porém se usada em excesso, causa rejeição do público por ser muito forte e cansar os olhos.
Adiante, a cor laranja, simboliza cordialidade, alegria, sociabilidade.
Na publicidade estimula a necessidade de aquisição, traz a sensação de aconchegante. Nos lembra criatividade.
O amarelo significa otimismo, amizade, juventude e lembra comida. Esta cor é usada para despertar atenção, porém, não é recomendado usar em locais extensos, pois é uma cor que aumenta a dimensão das coisas. Além disso, ela desperta a atenção, mas não a prende, podendo fazer com que o expectador se disperse facilmente.
A cor verde não é uma cor que atrai muita atenção, mas uma vez vista, facilita a concentração, pois não é cansativa aos olhos. Significa energia, crescimento, e é muito associada a produtos ligados a natureza, pois transmite pureza, leveza.
O azul é uma cor que acalma as pessoas. Muitas vezes, é relacionada a produtos refrescantes, empresas que visam o bem estar e de tecnologia pois é sóbria e lógica. Essa cor dá a sensação de harmonia, aconchego, lealdade, confiança, fé.
Violeta é a cor da energia e dominação. É relacionada ao cristianismo como cor de penitência, humildade e paixão. Também é cor da magia e esoterismo. Essa cor é pouco usada na publicidade, para evitar ser relacionada à luxúria, arrogância e esnobismo.
O rosa é a cor da afeição e delicadeza. Nos lembra feminilidade, amizade, infância, flores, doces. Normalmente confeitos utilizam esta cor, por remeterem a algo gostoso e doce.
A cor marrom indica compromisso, proteção, transmite calma e ponderação. É uma cor agradável, sugere confiança e segurança. Geralmente é usado em mobiliários, restaurantes e hotéis que desejam passar sentimento de aconchego. Se usada sua tonalidade escura, causa impressão negativa e mal-estar no indivíduo.
A cor preta pode simbolizar morte e tristeza, relacionada a sentimentos negativos. Na publicidade essa cor é usada para passar a ideia de sofisticação, elegância e estilo. Essa é a cor predominante em aparelhos eletrônicos, apesar de outras cores entrarem na moda, o preto sempre está presente.
A cor cinza é a cor da elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza. É uma cor neutra, lembra dias nublados, depressão, passado, antigo. Essa cor é usada em artigos de luxo na publicidade como carros de alto padrão e relógios luxuosos. Se usada em excesso, se torna tediosa.
O branco é a cor da paz, divindade, inocência, pureza. É usada na publicidade para deixar o design mais “clean”, e ser mais direta na informação que deseja passar.
Fonte: http://gpc360.com.br/