O que é Marketing Estratégico?


Primeiramente, é importante conceituar marketing e estratégia.

O que é marketing?

Marketing é muito mais que a simples comercialização, ou o ato de realizar trocas, ele engloba todas as atividades que envolvem o planejamento e a produção de bens e serviços com o foco na satisfação dos consumidores finais.
Podemos dizer que as principais etapas que envolvem o planejamento de marketing são:

• Identificar a necessidade dos clientes e consumidores;
• Planejar e executar a produção ou serviço focado nas necessidades identificadas;
• Levar o produto/serviço aos clientes;
• Levar o produto/serviço aos consumidores finais;
• Comunicar-se com toda a cadeia;
• Entender e trabalhar fluxo de informações com seus clientes e parceiros.

Portanto, marketing não é só propaganda! A propaganda é o estágio final da estratégia de comunicação de seus produtos para todo o mercado.

E o que é estratégia?

O termo estratégia vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo inicialmente o significado de "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. 

Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade. Existem diversas definições, mas o importante é o que existe em comum:

• A organização e o meio que a envolve;
• Uma clara visão de futuro;
• O planejamento e suas atividades;
• A execução das atividades;
• Envolve a tomada de decisão;
• Um conceito comum muito importante é a COMPETITIVIDADE;
• Pois o foco é sempre ser competitivo.

Definindo marketing estratégico

Podemos agora apresentar o que entendemos como “marketing estratégico”.

Este conceito une as ideias de marketing e estratégia em uma única visão. Envolve planejamento e análise com uma visão de futuro, envolve também foco total nos desejos, necessidades e interesses dos clientes e consumidores finais para:

• Adequar/segmentar sua oferta de produtos e serviços;
• Adequar toda a sua estratégia de comunicação; e
• Trabalhar o fluxo de informações da ponta do consumo à organização e da organização ao consumidor final.