Começamos falando exatamente sobre a definição de Marketing, que é todo o tipo de atividade, ou ação direcionada para satisfazer os desejos ou as necessidades dos consumidores.
A satisfação dos consumidores, em relação aos seus desejos e necessidades, ocorre a partir do momento que existe a compra, seja de produtos ou serviços.
O consumidor efetua a compra, sempre impulsionado por uma necessidade. Podemos fragmentar essas necessidades em dois tipos:
Fisiológica: são as necessidades mais básicas, mais físicas, como por exemplo, alimentação, abrigo, frio/calor, entre outros.
Psicológica: são as necessidades que envolvem o comportamento do ser na sociedade, como por exemplo, segurança, status, diversão etc.
As empresas, tendo o conhecimento dessas necessidades que envolvem diretamente os consumidores, criam produtos direcionados para satisfazê-los e é através do Marketing, que conseguirão fidelizar seus atuais ou futuros clientes.
Na área de Marketing existem alguns instrumentos básicos de ação que estão diretamente envolvidos desde o início do produto/serviço até o seu consumo:
- Fabricação de produtos e serviços que atendem os desejos do público.
- Escolha do preço para estes produtos/serviços
- Análise mercadológica (distribuição, ponto de venda)
- Comunicação com o público (propagandas, promoções, pontos de vendas, merchandising etc).
Encontramos ações de Marketing em todos os lugares. Folhetos, panfletos, cartazes, outdoors, comerciais de televisões, revistas, jornais, sorteios, brindes, entre outros métodos que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Concluímos então que Marketing é uma área de conhecimento que engloba as atividades referente às relações de troca, que busca satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores.
Fonte: http://www.propagandoideias.com.br