Sazonalidade trata-se de uma situação que se repete em algumas épocas do ano. No caso dos negócios, o termo sazonalidade é usado para falar sobre as vendas, em relação aos meses em que você venderá mais e aos meses em que venderá menos.
Se você tem um negócio, procure identificar a sazonalidade das vendas. Isso é importante para você conseguir aproveitar boas oportunidades nos melhores meses do ano e também para organizar as finanças e enfrentar os meses difíceis.
Alguns exemplos:
É comum um empresário comprar menos produtos em uma data forte de vendas sem saber disso e deixar de vender por falta de mercadoria na loja. Mas quando você está por dentro da sazonalidade das vendas, você evita esse problema.
Se você estiver comprando um novo negócio, é fundamental analisar com calma a sazonalidade. Uma cantina de faculdade, por exemplo, não vende nada ou vende pouco nas férias escolares, mas precisa continuar pagando seus funcionários nesse período. Já uma sorveteria vende muito no verão e pouco no inverno.
Confira abaixo algumas datas sazonais que influenciam nas vendas dos negócios:
– Verão: bebidas, sorvetes, protetores solares;
– Carnaval: bebidas, artigos de festa;
– Volta às aulas: material escolar;
– Páscoa: ovos de chocolate;
– Dia das mães: presentes, roupas;
– Inverno: casacos, alimentos quentes;
– Dia dos pais: presentes, roupas;
– Dia das crianças: presentes, brinquedos;
– Natal: presentes em geral.